domingo, 26 de janeiro de 2014

Receita do Dia: Gelato de Chocolate Belga



Eu sou chata, eu confesso, e todo mundo que me conhece pode confirmar essa informação, mas para me defender, é por um bom motivo! Eu sou muito exigente com os alimentos que eu consumo, porque eu não me alimento só para matar fome e sim por prazer e confesso que se eu tivesse que comer hambúrgueres dessas redes junk food (porque não dá nem para chamar de fast food), a última coisa que eu sentiria seria satisfação (ainda bem que sendo vegetariana essa situação se torna impossível). É muito díficil achar um produto que seja realmente gostoso, com ingredientes de qualidade, saudável e que não seja o olho da cara, então quando eu acho uma receita que seja fácil de ser feita em casa e que cumpra todos esses requisitos eu literalmente dou pulinhos de alegria. Eu tava procurando uma receita de sorvete para fazer num amigo oculto e ao pesquisar no google acabei achando em um blog americano  uma receita que parecia bastante promissora, resolvi fazer a receita e o resultado foi fenomenal, muito melhor que qualquer sorvete que vende nesses potes de 2l, dessas marcas famosas. 

Como eu ainda não tenho sorveteira (estou esperando chegar, comprei pela internet na sexta), eu tinha que tirar a mistura de gelato algumas vezes do freezer para bater com o fouet, pra conseguir quebrar os cristais de gelo que se formam, ficando mais cremoso, esse passo é muito importante e quanto mais vezes fizer melhor a textura vai ficar, só tem que ter o cuidado de quando estiver batendo com o fouet , não deixar muito tempo fora do freezer, pois pode acabar descongelando muito,  sua mistura de gelato vai voltar a estaca zero e seu sorvete nunca vai ficar pronto resultando num excesso de trabalho.A quantidade de vezes que o gelato deve ser mexido vai variar, deve-se bater até o gelato até ficar tão consistente, por causa do congelamento, que não dê mais para bater, no começo os intervalos que você vai tirar do freezer vão ser maiores, mas conforme diminuir a temperatura esses intervalos diminuem porque o sorvete vai endurecendo cada vez mais rápido, tem que ficar atento. Não se preocupe achando que dá muito trabalho, porque essa operação só dura um minuto e depois pode-se voltar aos afazeres, além do que esse gelato compensa qualquer esforço!!


Hoje eu não vou postar a receita, porque no blog da onde eu tirei a receita, tem o passo a passo tão bem explicado, que qualquer tentativa que eu fizesse, não ia ficar tão completo quanto o original, o único problema é que tá em inglês e as medidas devem ser convertidas, mas por favor não deixe que isso te impeça de experimentar essa delícia,se joga no google tradutor e no Google tradicional para pesquisar essas conversões, feito isso é só correr para o abraço! Vamos lá para as modificações que eu fiz, eu substitui o açúcar normal pelo mascavo, pra tornar o sabor mais intenso, como o mascavo adoça menos você tem que comprimir ele no medidor para poder medir a quantidade exata que a receita pede, assim consegue-se o mesmo poder adoçante do açúcar refinado. Pela falta de bombom aqui em casa eu acabei cortando os pedaços de bombom do sorvete, a receita pede o licor Kahlua que é de café, como eu não tinha acabei colocando Baileys, pode-de substituir por qualquer bebida, mas tem que prestar atenção no teor alcoólico, porque o álcool impede o congelamento do gelato, então se você colocar a mesma quantidade de bebida porém o teor alcoolico dessa bebida for o dobro da outra, a textura vai ser completamente diferente, para poder se guiar o Kahlua tem 20% e o Baileys tem 17%. Deve- se usar extrato de baunilha e não aroma de baunilha, pois esse último não dá sabor apenas dá o cheiro de baunilha na receita e não é esse o objetivo, eu usei o extrato da Wilton. Tanto o cacau em pó quanto o chocolate usados foram da Callebaut, por favor invistam nesses dois produtos o sabor final vai depender muito desses dois ingredientes, nada de chocolate com gordura vegetal ! Ufa, depois de tanto falar vamos a receita! 

Receita de Gelato de chocolate Belga

http://www.simplysogood.com/2012/01/deeply-chocolate-gelato.html









3 comentários:

  1. Não sabia se admirava mais o sorvete ou sua linda batedeira vermelha. =)

    Bjs pra vc!! =*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Hahahah brigada!! A batedeira é minha paixão, obriguei meus pais a trazerem 15 quilos(!) de batedeira quando eles viajaram! Com relação ao sorvete, preciso falar que ele é passível de admiração mesmo, ele é muito bom! hahaha

      Excluir