terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Receita do dia: Bombom Meio Amargo com Recheio de Caramelo de Chocolate e Mel



Hoje eu resolvi fazer, uma receita de caramelo do mesmo livro da receita passada, "Chocolate todo dia" da Heloísa Bacellar, eu confesso que eu tenho uma séria dificuldade em achar o ponto de caldas e afins e é lógico que com esse caramelo não seria diferente! A receita falava que os ingredientes deveriam ficar no fogo mais ou menos meia hora e quando pingasse a mistura num copo com água ela deveria formar uma bola maleável, ponto de bala mole, é óbvio que nada disso deu certo!hahaha Depois de meia hora no fogo o caramelo ainda estava bem líquido e quando eu colocava no copo com água, dissolvia completamente na água. Pensei comigo mesma " Marina, n se desespera", então me acalmei e resolvi pegar meu termômetro e esperar que o caramelo chegasse na temperatura de bala mole que é entre 116-118ºC, ele estava a 105º e para chegar a essa temperatura ele demorou mais meia hora. 

Então quando chegou  118ºC eu tirei do fogo, mesmo que não tenha formado uma bola mole ao colocar no copo com água, fiquei com medo de passar do ponto. Acrescentei o chocolate e esperei esfriar na geladeira, boa notícia o caramelo endureceu mas estava longe de estar no ponto de corte, volta pra geladeira, tira da geladeira, nada ainda, volta pra geladeira, tira da geladeira, nada ainda, encarando o destino inevitável, assumo,  "ok, isso não vai endurecer, e agora?", aí eu resolvi que o caramelo poderia servir de recheio para um chocolate, como eu não tinha forma de chocolate, tive que improvisar, agarrei duas formas de gelo de silicone, derreti o chocolate, e mão a obra! O resultado ficou melhor que eu esperava, ainda mais que estava mais de 35ºC na minha cozinha, eu sei foi completa loucura! Para o chocolate cristalizar e rechear eu tive que lançar mão do ar condicionado da sala, senão o chocolate não ia endurecer nunca!


Eu ainda não sei o que deu errado, provavelmente foi a substituição da glicose de milho por mel, mas mesmo assim eu não me arrependo da troca porque a glicose é um adoçante que faz bastante mal para a saúde e mesmo que não tenha atingido a textura certa, o sabor ficou muito bom! Definitivamente valeu a pena sujar a cozinha inteira!  Dessa vez teremos muitas fotos :)











Caramelo de Chocolate e Mel

Ingredientes:

1 xícara de creme de leite fresco (o de caixinha talha, tem que ser o fresco!)
1 xícara de açucar (eu usei o demerara)
3/4 de xícara de Karo (eu usei mel)
1 pitada de sal
100g de chocolate meio amargo (usei o chocolate 53,8% da Callebaut)

Preparo:


Coloque todos os ingredientes, com exceção do chocolate, numa panela média, de preferência de fundo grosso,legue o fogo e mexa só até dissolver quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe até que ele atinja 116-118ºC ou que ao pingar a mistura num copo com água, forme uma bola maleável, o tempo varia bastante pode ser entre meia e uma hora. Após atingir esse ponto desligue o fogo, misture o chocolate de forma delicada com uma espatula até que atinja uma textura homogênea, coloque numa forma untada e espere esfriar. 

Para fazer a cobertura de chocolate, eu coloquei as forminhas de gelo na geladeira, e derreti o chocolate, não medi mas acredito que entre 400-500 g seja o suficiente. Para derreter coloque no microondas e a cada 30s, tire a tigela e de uma mexida, quando começar a derreter o chocolate, retire do microondas a cada 15s, o chocolate não pode derreter todo no microondas, quando mais ou menos metade estiver derretido, mexa bem para que com o calor já existente você consiga derreter a outra metade, com esse método a cristalização do seu chocolate ficará bem melhor. Concluído o derretimento, retire a formas de gelo da geladeira e certifique- se que seu interior esteja bem seco, preencha a forminha toda com chocolate e depois vire sobre a tigela para que o excesso de chocolate saia, espere endurecer o chocolate, se  você estiver em  um ambiente a mais ou menos 20ºC, ótimo, pode deixar endurecer a temperatura ambiente, caso contrário coloque na geladeira só até endurecer não deixe que passe de 10 min, depois preencha 3/4 de cada cavidade da forma com o caramelo, para facilitar pode usar um saco de confeiteiro, termine de preencher a forma com o restante do chocolate e volte a geladeira por mais 10 min e depois desenforme. Retire o excesso de chocolate da lateral de cada bombom e voilá está pronto!

Para terminar uma foto depois que eu acabei, com a minha mão imunda de chocolate!



Um comentário: