sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Receita Pontapé Inicial: Cheesecake com Geleia de Damasco e Laranja


            A primeira receita que eu vou publicar é de cheesecake, minha irmã mais velha adora, foi o primeiro doce que ela pediu para eu fazer quando descobriu que estava grávida, alegando que era desejo e que eu não podia deixar meu sobrinho nascer com cara de cheesecake!! hahaha Como não é aconselhavel contrariar uma grávida fui correndo para a cozinha fazer.
         Essa receita é muito boa eu tirei ela de uma livro excelente que eu tenho, que é "Aventuras com chocolate, Paul A.Young". Eu vou postar a receita na integra como está no livro, mas eu fiz algumas modificações, como substituir o queijo de cabra por cream cheese, eu já fiz várias vezes com queijo de cabra e fica excelente, mas não é sempre que agente encontra e ás vezes o preço é exorbitante,então a modificação é necessária de vez em quando, essa modificação altera um pouco o sabor mas não torna o cheesecake nem um pouco menos gostoso!!!  Eu só adiciono o suco de limão por último para não ter o risco de talhar (experiencia própria! hahaha). E a última modificação foi a calda para por em cima do cheesecake, porque era de framboesa e eu já enjoei de comer cheesecake com calda de frutas vermelhas, então resolvi criar minha própria e juro que ninguém até hoje sentiu falta da original. ;) Então vamos a primeira receita, que publico em homenagem a mais nova membro da familia!

Cheesecake com Geleia de Damasco e Laranja.

Ingredientes Cheesecake:



  • 200g de biscoito de chocolate (eu usei nesfit de cacau)
  • 100 g de manteiga
  • 200g de açucar demerara
  • 150g de chocolate branco de boa qualidade
  • raspas e suco de 1 limão siciliano
  • 300g de queijo de cabra ou cream cheese
  • 200g de cream cheese
  • 2 col de sopa de amido de milho
  • 3 ovos caipiras
Preparo:

Para fazer a base, esfarele os biscoitos,derreta a manteiga e acrescente aos biscoitos, misture bem. Pressione a mistura a uma forma de fundo falso de 20 cm de diâmetro (eu não cubro as laterais apenas o fundo),deixe esfriar e reserve.
Em uma tigela grande junte os ovos, o açúcar,as raspas e o suco do limão (o suco eu coloco por último),o queijo de cabra (subtitui por cream cheese) e o cream cheese e bata até que a mistura fique homogênea e sem grumos. Acrescente o amido e misture bem.
Pré aqueça o forno a 150ºC.
Derreta o chocolate em banho maria e, a seguir, aos poucos, despeje na mistura de queijo e mexa bem. Despeje sobre a base de biscoito, leve ao forno (com outra assadeira por baixo para a gordura não pingar no forno). Asse por uma hora ou até dourar, o cheesecake deve ficar ligeiramente macio e oscilar no meio,depois de assado. Deixe o cheesecake esfriar e leve para a geladeira por pelo menos duas horas.

Ingredientes Geleia de Damasco e Laranja:

  • 200g de damasco seco
  • laranja pera ou natal
Preparo:

Esprema o suco da laranja (use laranja natural não use suco de caixinha, pois alteraria muito o sabor), a quantidade de suco vai variar então preferi não colocar uma quantidade fixa,mas pode começar com umas três laranjas, o suco deve estar doce, caso contrário será necessário acrescentar um pouco de açúcar. Corte os damascos em tiras super finas,quase transparentes. Coloque os damascos e o suco em uma panela e leve ao fogo médio até ferver depois permaneça em fogo baixo até o final. Acrescente suco conforme for secando a mistura de damasco e laranja, a geleia ficara pronta quando o damasco começar a se desmanchar e tiver uma textura mais grossinha.

                                                                                                                              Bom Apetite!

Um comentário:

  1. Realmente não se pode contrariar os desejos de uma grávida! Logo terá que fazer a calda de frutas vermelhas para eu experimentar (foi a primeira coisa, que pensei hj ao acordar). Juro!!!

    Galera, essa receita é sensacional, experimentem!!!!

    ResponderExcluir