quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Receita do Dia: Cupcake Ultramacio de Chocolate





        A receita de hoje eu fiz no dia do aniversário da minha mãe, porque ela só ia comemorar depois e eu não queria que a data passasse em branco. Eu fiz também para superar uma frustração minha,  porque o pessoal daqui de casa não gosta muito de doce e  eu adoro cozinhar gordices de açúcar. As sobremesas que eles se entusiasmam um pouco mais para comer são as mais tradicionais como bolo de laranja, cenoura e etc, que calham de ser exatamente as que eu menos curto de fazer! Então eu acabo aproveitando todos os aniversários para fazer aqueles doces, como eu costumo falar, mais decadentes que levam calda, cobertura e todas as coisas engordativas que tem na cozinha, hum delícia!! Quem me ouve falando deve achar que eu sou uma obesa!! hahaha Não gente calma, como eu falei anteriormente ao longo dos anos eu mudei muito a minha alimentação, hoje em dia eu como muito menos doce que antigamente, então quando eu como doce eu me dou ao luxo de comer um realmente bom, para não acabar com minha cota de doce logo com um doce mequetrefe!

         Essa receita foi retirada do livro da Heloisa Bacellar, "Chocolate todo dia", que tem umas receitas de dão água na boca! Além disso no começo de cada capítulo tem uma breve explicação sobre todas as receitas do livro, coisa que eu adoro. A cobertura/recheio é uma ganache de chocolate branco saborizada com Frangélico, que eu retirei da minha cabeçinha. Falo logo que mesmo com os chatos daqui de casa esse cupcake foi embora rapinho, podem fazer sem medo que fica uma delícia!! Vamos então a receita.


Cupacake Ultramacio de Chocolate

Ingredientes:

  • 150g de chocolate meio amargo em pedaços
  • 75g de manteiga
  • 1 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 1 col de chá de fermento em pó
  • 1/2 col de chá de sal
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de açucar
  • 1/2 xícara de leite
  • 1 colher de sopa de essência de baunilha
  • 150 de chocolate meio amargo ralado grosso

Preparo:

Aqueça o forno a 180ºC, coloque formas de papel próprias para ir ao forno, em doze forminhas para cupcake. Derreta em banho maria o chocolate (150g) junto com a manteiga, transfira para uma tigela média. Junte a mistura anterior todos os ingredientes, com exceção do chocolate ralado grosso, misture apenas o suficiente para incorporar os ingredientes. Acrescente o restante do chocolate e preencha cada forminha com 3/4 da capacidade. Asse os bolinhos por 20 min, até que estejam bem crescidos, firmes e dourados.


Ganache Saborizada com Frangélico 

Ingredientes:
  • 300g de chocolate branco de boa qualidade
  • 100g de creme de leite fresco (com mais de 30% de gordura)
  • 50g Frangélico (ou qualquer outro licor)
OBS: Caso crianças forem consumir essa ganache, você tem duas opções substituir o licor por creme de leite, ou ferver o licor junto com o creme de leite.

Preparo:

Coloque o creme numa panela, leve ao fogo e assim que ferver, desligue o fogo, junte o licor.Misture o creme de leite ao chocolate em outra tigela, misture bem até que todo o chocolate esteja derretido e que tenha criado uma emulsão.Caso o clima esteja frio pode deixar a ganache esfriando a temperatura ambiente, porém se estiver muito quente coloque na geladeira mas cuidado para não endurecer demais. Depois de endurecer coloque no saco de confeiteiro.

Montagem:

Espere o cupcake esfriar, faça com uma faquinha de ponta uma cavidade no cupcake para acomodar o recheio. Com o saco de confeitar, comece a colocar a ganache desde o buraco que você criou e continue até formar uma cobertura como na foto do início do post.

                                                                                                                  Bom Apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário