quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Receita do Dia: Muffins de Parmesão




Espero que vocês gostem dessa receita de hoje, assim que eu tirei os muffins do forno comi uns dois, porque ninguém é de ferro, e depois tive que me jogar no chuveiro porque a cozinha infernal, me fez suar de forma inacreditável, sério quando esse calor vai acabar? Voltando aos muffins, eu fiz ele pra tentar dobrar a minha irmã do meio, a Carol, ela não come nada do que eu cozinho, o que acaba sendo super frustrante para mim, segundo ela é porque ela não gosta de doce, então pra não ter desculpa eu fiz uma das comidas preferidas dela, muffin de parmesão, agora quero ver não comer! hahaha

Essa receita foi inspirada no muffin de parmesão da Starbucks, que é uma delícia! Sempre que eu e meus pais íamos no japonês do Rio Sul, a Carol que detesta japonês, saia durante uns cinco minutos e voltava toda feliz com a sua sacolinha do Starbucks e dentro sempre tinha um muffin do parmesão, foi assim que eu acabei experimentando, realmente é gostoso mas eu acabava sempre repreendendo ela, porque ela trocava uma refeição inteira por esse muffin, o que não faz nem um pouco bem, mas digamos que ela não se importava muito com a minha opinião e continuava comendo, fazer o que ?! Mas intrigas de lado eu fiz essa receita pra ela, porque apesar de todas as brigas, eu adoro elas, e espero que todas as grandes novidades que estão por vir, as façam felizes!

Fiz algumas vezes essa receita, e sempre que eu fazia eu modificava algum aspecto pro resultado final ficar mais perto  do original da Starbucks, e dessa vez eu acho que ficou bem perto. Eu peguei essa receita num blog, mas eu modifiquei tanto a receita que a única coisa que permaneceu igual foi a quantidade de farinha! Então tomei a liberdade de chamar de minha, a receita original, levava fermento de pão, mais que o dobro de gordura. mais queijo e mais leite, tudo isso resultou num mufffin muito gorduroso e nem um pouco parecido com o do Starbucks, então fui enxugando a receita até ficar com  a minha cara. Aí vai o resultado.










Muffins de parmesão

Ingredientes:

250 g de farinha de trigo
200g de leite
150g de parmesão ralado fino
50g de azeite extra virgem
1 col de sopa de fermento químico 
1 col de sopa de açúcar
1 ovo caipira
pimenta do reino moída na hora a gosto
orégano ou alecrim frescos a gosto (picados bem pequenos)
uma pitada de sal

OBS: Eu não tinha nem alecrim nem orégano em casa, então acabei usando 60g de um queijo de cabra que tinha uma crosta de alecrim e 90g de queijo parmesão e acabou dando super certo! 

Preparo:

Coloque forminhas de papel para cupcake dentro das forminhas de aluminio, assim como nas fotos, essa receita rende 12 muffins, disponha todas as forminhas de aluminio dentro de uma assadeira e reserve. Pré aqueça o forno a 200ºC. Em uma tigela média junte a farinha, o fermento, o queijo ralado, a pimenta do reino, o açúcar e o orégano ou alecrim e reserve. Em outra tigela menor junte o leite, o azeite e o ovo, misture o conteúdo dessa tigela aos ingredientes secos, misture com uma espátula os dois só até tornar a massa homogenea, quanto mais você trabalhar com a farinha mais a massa fica pesada. Coloque a massa pronta na forminhas, polvilhe queijo ralado por cima da massa e leve ao forno por 20-30 min. Se você tiver grill no seu forno, assim que os muffins estiverem prontos, se eles não estiverem dourados por cima, lique o grill e deixe os muffins no forno até que o topo deles esteja dourado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário