quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Receita Dupla do Dia: Bolo de Banana e Smoothie de Banana




Pra compensar minha ausência esses dias, hoje eu vou postar duas receitas, ambas são bem fáceis de fazer, a primeira foto é do Bolo de Banana com Nozes e a segunda do Smoothie de Banana com tâmara, Castanha do Pará e Cacau. 

Eu e minha família resolvemos em cima da hora, passar o ano novo em Búzios, e como qualquer hotel nessa época do ano ou tá lotado ou tá caríssimo ou na maior parte dos casos os dois, então acabamos ficando em uma pousada simples, o que acabou sendo ótimo pois como a pousada era pequena acabamos nos aproximando da dona da pousada que era um amor e eu pude assim pedir a receita de um bolo de banana delicioso que a gente comeu no café-da-manhã, que ela mesmo tinha feito. No último dia ela pediu para o marido transcrever a receita do livro para mim, que depois ela me disse que era do tradicional livro da Dona Benta, e acabei ficando surpresa porque a minha irmã me deu esse livro há um tempo e eu nunca fiz nenhuma receita porque eu não confio muito em livro que não tem foto, idiotice minha, segundo ela todas as receitas desse livro que ela fez deram certo, então agora é hora de colocar neuroses de lado e começar a folear o livro! Eu fiz o bolo ontem e achei que ficou muito bom, ficou com a textura certa de bolo ao invés de uma textura estranha meio borrachuda das outras receitas de bolo de banana que eu já tinha feito antes a única ressalva é que da próxima vez vou deixar menos tempo no forno, ou fazer em uma forma grande ao invés de duas pequenas, porque ele ficou um pouco menos úmido que o ideal.


Meus pais tem um sítio e pra frustração dele eles não conseguem uma produção expressiva de quase nenhuma fruta que eles plantaram, com exceção da banana que eles não têm o menor esforço para cultivar e dá que nem chuchu na serra! hahaha Acaba sendo difícil dar um destino a tantas bananas que acabam estragando, então a gente começou a congelar, o que acabou se revelando um truque magnífico porque minhas vitaminas acabaram criando uma cremosidade que elas não tinha com as bananas não congeladas, e como eu adoro uma vitamina consistente bem cremosa não abro mais mão desse truque. Esse smoothie eu mesma inventei depois de chegar morrendo de fome da academia e acabei repetindo várias outras vezes pois fica uma delícia e ainda por cima é super saudável! Vamos lá...


  • Bolo de Banana com Nozes





Receita de Bolo de Banana com Nozes

Ingredientes:

3 bananas d'água/nanica maduras
100g de manteiga derretida
2 ovos grandes
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 xícara de açúcar mascavo
1 col de chá de bicarbonato de sódio
1 col de chá de fermento químico
1 col de chá de essência de baunilha(essência, não o aroma)
1/2 xícara de nozes picadas
pitada de sal
canela a gosto

Preparo:

Pré aqueça o forno a 180ºC, unte uma forma para pão francês ou então duas formas de bolo inglês. Peneire em uma tigela a farinha, o bicarbonato, o fermento, o sal e a canela. Em outra  tigela amasse bem as bananas com o açúcar, passe a mistura para a batedeira e incorpore os ovos, a manteiga e a essência de baunilha, bata bem. Fora da batedeira com um fouet incorpore os ingredientes secos á mistura de banana, não mexa muito, só até ficar homogêneo. Adicione as nozes, despeje a massa na forma e leve ao forno por cerca de 50 min, assim que o palito sair sem massa.

  • Smoothie de Banana com Tâmara, Castanha do Pará e Cacau



Receita de Smoothie de Banana com Tâmara, Castanha do Pará e Cacau

Ingredientes:

150-200g de banana congelada cortada em rodelas
1 copinho de 170g de iogurte integral sem açúcar (eu uso o da nestlê)
a mesma medida do copinho de iogurte de leite integral
4 tâmaras médias 
30g de castanha do pará
1 col de sopa de óleo de coco
1 col de sopa rasa de cacau em pó

OBS: Quando não tem iogurte aqui em casa eu coloco apenas leite, aí eu adiciono um total de           1 xícara de leite, funciona super bem também.

Preparo:

Bata tudo no liquidificador e deixe batendo até que fique super cremoso e beba na hora.




Nenhum comentário:

Postar um comentário