domingo, 9 de fevereiro de 2014

Receita do Dia: Torta Salgada de Batata Doce



Para terminarmos essa semana um tanto quanto polêmica aqui no blog, eu resolvi, para poder dar uma relaxada, publicar uma receita facinha, facinha. Minha mãe  é a pessoa mais prática que eu conheço na cozinha, e ao ensinar para ela receita, ela comentou " ué, mas é só isso?" e eu toda convencida afirmei " sim, só isso", me sentindo quase o Jamie Oliver, com suas receitas pra lá de práticas que ficam prontas em 15 minutos! Hahha. 

Esquecendo por um minuto o sotaque charmoso  do Jamie (suspiros nesse momento! hahah) , vamos retornar a minha mãe, começando assim o meu conto culinário, com a explicação de uma característica bem peculiar dela, que consiste no seguinte: por causa de algum bloqueio inexplicável ela não consegue separar a quantidade total que compramos de batata, cenoura e etc em porções menores, por exemplo,  se comprarmos 500g de batata doce ela cozinhará de uma vez só os 500g de batata, até aí tudo bem, porém se comprarmos 3kg, o mesmo acontece e ao invés de comermos ao longo dos dias, diversos tipos de prato com batata, acabamos nos deparando em um único almoço, com uma quantidade abissal de batata doce. Na quinta- feira passada, aconteceu exatamente isso no almoço, ela acabou cozinhando toda a batata doce que colhemos do terreno, de uma vez só, o que acabou rendendo uma panela enorme, e considerando que aqui em casa comemos super pouco, a panela voltou praticamente intacta para a cozinha! Então para não ir tudo para o lixo no dia seguinte, tomei como missão pessoal (exagerada!!hahah) aproveitar aquela batata em alguma receita, e fui caçar receita na internet, meu passatempo predileto, acabei achando no blog Diga Maria (http://digamaria.com/2013/09/torta-salgada-de-batata-doce/) uma receita diferente, que parecia ser super rápida e apetitosa, ideal para satisfazer aquela fome que vem acompanhada com uma imensa preguiça de cozinhar. 

Na mesma hora que terminei de ler a receita, fui para a cozinha, e sério minha gente, depois de cinco minutos a torta já estava indo pro forno! Fiz praticamente nenhuma modificação e meu deus o resultado ficou excelente, tão bom que no dia seguinte eu acabei dobrando a receita e fiz pra mim e para a minha mãe no almoço, e ela adorou, até me perguntou aonde eu tinha pego a receita, então por recomendação minha e dela, sugiro que vocês experimentem essa receita, para ontem! Dessa vez não vou ser preguiçosa, vou colocar a receita aqui também, mas quem quiser ver a receita original, clica no link e acessa o blog da Maria que tem umas receitas incríveis, to até pensando em fazer o famoso bolo de mel dela hoje!






Receita de Torta de Batata Doce(para uma pessoa)

Ingredientes:

massa:
150 g de batata doce (como minha batata já tava cozida eu coloquei 200g)
70 g de queijo coalho ou parmesão ralado(coloco 60g na massa e por cima não coloco uma quantidade fixa, fica a gosto)
1/3 de xícara de creme de leite fresco 
1 ovo médio
sal a gosto

cobertura:
pode acrescentar a cobertura que quiser, sinta-se a vontade pra seguir sua imaginação,na minha eu ralei queijo ralado, coloquei pedaços de tomate pelado, fatias finas de cebola, azeitona preta, alho e alecrim.

Preparo:

Pré aqueça o forno a 200ºC. Cozinhe a batata até ficar bem macia.

Coloque todos os ingredientes da massa num liquidificador potente ou num processador e bata, a massa é bem grossa mesmo, mas se ficar impossível de bater no liquidificador pode acrescentar mais um pouquinho de creme de leite ou leite, mas não deixe que a quantidade total de creme de leite da receita ultrapasse 1/2 xícara, senão fica muito rala a massa. Terminando de bater a massa, coloque ela num refratário untado (usei um redondo de 12cm de diâmetro, a massa acabou ficando com uma altura de + ou - 5 cm, antes de ir para o forno), coloque sua cobertura e leve ao forno por 40 min, ou até o centro ficar firme e a superfície dourada. Caso seu forno tenha grill, deixe alguns minutinhos para a superfície ficar ainda mais bonita! Pronto, pode atacar essa delícia! :)


Um comentário: